Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica foi um dos primeiros grupos a serem formados pelo Projeto Música nas Escolas, em 2005. Desde então a Banda participa de diversos concursos e concertos em todo país, sendo hexacampeã nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF).

A principal diferença entre uma Orquestra e uma Banda Sinfônica, está na distribuição que cada uma faz dos instrumentos utilizados. Enquanto na Orquestra o naipe de cordas, composto pelos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, representa sua massa sonora, tendo em vista a quantidade de instrumentistas nestes naipes, na Banda Sinfônica são as madeiras, principalmente flautas, clarinetas e saxofones, combinadas com os demais instrumentos que dão personalidade à Banda. Além disso, na Banda Sinfônica a quantidade de metais, com exceção da trompa, é triplicada em relação à Orquestra.

Esta combinação de instrumentos de potência é necessária para que a Banda cumpra um de seus principais objetivos que seria o de tocar tanto em locais fechados quanto em ambientes ao ar livre. A Banda Sinfônica possui esta versatilidade que a permite executar desde um som delicado até obras de sonoridade mais amplas.

Assim como os demais grupos, as bandas são formadas pelos alunos e monitores que participam da formação musical promovida pelo Projeto Música nas Escolas. Os músicos são escolhidos de acordo com seu desenvolvimento técnico ao longo das aulas e ensaiam tanto individualmente quanto em conjunto. Ao fazer a divisão pela idade dos músicos, as Bandas abrangem um número maior de alunos, em diversas faixas etárias.

Fale Conosco
End.: Av. Prefeito João Chiesse Filho, 312
Parque da Cidade - Barra Mansa - RJ 
Tel: 24 3323.8509 

contato@musicanasescolas.com