Grupos de Câmara

Os grupos de câmaras são formados por um número menor de músicos em relação aos outros grupos, para que possam se apresentar em locais menores, com uma atmosfera mais íntima. No Projeto Música nas Escolas esta formação é comum e reúne músicos de um mesmo tipo de instrumento. Atualmente, existem no Projeto os seguintes grupos de câmara formados exclusivamente por alunos: Quinteto de Metais, Quarteto de Cordas, Grupo de Percussão e Camerata de Cordas.

Os alunos que integram estes grupos estudam nos polos do Projeto, com ensaios individuais duas vezes por semana. Acontecem ainda os ensaios coletivos e aulas de prática de conjunto, onde os mesmos recebem noções de como tocar em conjunto.

Com as aulas os alunos conseguem se dedicar e se aperfeiçoar nos instrumentos, capacitando-os para tocarem nos grupos de câmara, inicialmente, e de acordo com seu desenvolvimento, passam a integrar outros grupos do Projeto.

As apresentações dos grupos de câmara, por não exigirem um espaço físico muito grande acontecem em aberturas de exposições, homenagens, eventos sociais e públicos, dando uma amostra da qualidade do Projeto e do profissionalismo com que os pequenos músicos encaram o desafio de tocar um instrumento, algo que exige tanta dedicação. Tal dedicação é recompensada com os elogios constantes que recebem nestas apresentações, que por serem mais intimistas permitem uma maior aproximação do público.

Estes grupos se tornaram, então, oportunidades dos alunos se apresentarem, mesmo ainda não fazendo parte de algum grupo do Projeto. São uma forma de os alunos adquirirem mais experiência e se aperfeiçoarem para no futuro ingressarem em outros grupos do Projeto.

Fale Conosco
End.: Av. Prefeito João Chiesse Filho, 312
Parque da Cidade - Barra Mansa - RJ 
Tel: 24 3323.8509 

contato@musicanasescolas.com