Ensino de Música

Conteúdo Optativo

O conteúdo optativo é a prática instrumental, oferecida pelo Projeto Música nas Escolas, desde o 1º. Segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano de Escolaridade), preparando os alunos voluntários para a prática de um instrumento, visando efetiva participação nos Grupos do Projeto – Infantil e/ou Juvenil;

2.1 – Prática de pífaro e percussão – optativa às famílias dos alunos – aplicada aos alunos do 1º ao 4º anos do Ensino Fundamental em sua respectiva Unidade Escolar, objetivando a preparação desses alunos para a prática de um instrumento

2.2 – Prática de instrumentos – desenvolvida nas Escolas-pólos e na Sede do Projeto Música nas Escolas, onde o aluno recebe aulas - duas vezes semanalmente, do instrumento escolhido, com atividades individuais, prática em conjunto e ensaios em grupo. Nessa fase o aluno poderá ser destacado para atuar nos grupos do Projeto Música nas Escolas.
Suzuki é o método utilizado para Cordas.

Modalidades de atendimento Unidades Escolares Rede Municipal – Unidades Escolares Estaduais Conveniadas Demais Instituiçoes no Município de Barra Mansa (clique aqui)

2.3 – Curso de Formação em Teoria Musical – oferecido semanalmente aos alunos de instrumento – na Unidade Escolar e na Sede do Projeto Música nas Escolas, buscando garantir o crescimento teórico que possibilitará a prática instrumental em alto nível.

Exemplos dessa atuação:
Músico Professor Haroldo Ribeiro de Carvalho
Atuando na E.M. Independência e Luz
Rua: Amélia Furtado do Vale, 143 – Vale do Paraíba – Barra Mansa – RJ

Músico Professor Peterson Maxwell P. dos Santos
Atuando na Sede do Projeto Música nas Escolas
Av.: Prefeito João Chiesse Filho, 312 - Parque da Cidade – Centro - Barra Mansa – RJ

2.4 – Aulas com Professor Master – oferecida aos alunos selecionados para os principais Grupos do Projeto (Orquestra sinfônica, Banda Sinfônica, Orquestra Juvenil, Orquestra de Metais e Grupo de Percussão), ministrados por grandes professores do cenário nacional, oriundos das melhores orquestras do país.

2.5 – Prática em conjunto – oferecida aos alunos através da formação de grupos instrumentais (Bandas Sinfônicas, Orquestra de Metais, Orquestras Sinfônicas, Grupos de Percussão, Drum-latas), para a prática de repertório universal, erudito e popular, garantindo o crescimento técnico do aluno.

2.6 – Finalmente, através de convênio com o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa, os alunos podem se graduar em música, ingressando no curso de Licenciatura em Música, preparando-se para atuar no mercado de trabalho. O Projeto já possui Licenciados e anualmente encaminha Licenciandos.

Fale Conosco
End.: Av. Prefeito João Chiesse Filho, 312
Parque da Cidade - Barra Mansa - RJ 
Tel: 24 3323.8509 

contato@musicanasescolas.com