Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa

O "Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa” nasceu em 2003 de uma iniciativa do então prefeito do município, Roosevelt Brasil, ao convidar Vantoil de Souza Júnior e Luiz Augusto Mury para a formalização de um programa de desenvolvimento musical voltado aos alunos da rede municipal de ensino.
A partir de um planejamento básico de revitalização da Banda Marcial e da aquisição de um conjunto de instrumentos musicais, foram iniciadas, através da Fundação de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, as ações necessárias à implementação dos primeiros pólos localizados em escolas municipais onde alunos inscritos receberam aulas de iniciação musical, por meio do “método Suzuki”, ministradas pelos professores contratados. 
Evoluindo dos 600 alunos iniciais, o projeto atende, atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino, num universo de 22 mil crianças e adolescentes.

Em 2007 o projeto passou a receber apoio de empresas privadas como, a Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra, e é mantido através de recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação.

            O Projeto:

Além da solução de determinadas situações tais como o acompanhamento psicológico e pedagógico dos alunos, tivemos muitas conquistas com os grupos do projeto. 

Destaca-se a participação das Bandas nos concursos da Confederação Nacional de Bandas, que em 2009, alcançaram resultados maravilhosos, com a Banda Marcial que sagrou-se bicampeã geral e na categoria Sênior, no 16º Campeonato Estadual de Bandas do Rio de Janeiro realizado em maio, em Cachoeiras do Macacu – RJ. Além disso, a Banda Sinfônica de Barra Mansa conquistou o tricampeonato, na categoria Sênior, no XVII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, anualmente executado pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF). O concurso foi realizado em outubro, no Teatro Municipal de Mairinque – SP, e a Banda foi considerada pela terceira vez consecutiva a melhor Banda Sinfônica do país pela Confederação Nacional de Bandas – CNBF. Destaque também para a Banda Marcial, que em novembro de 2009, foi a campeã geral e na categoria Sênior, no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras realizado em Sorocaba – SP.

O principal grupo do projeto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), pela primeira vez realizou uma temporada oficial com oito concertos apresentados no Teatro do SESC/BM unindo solistas consagrados internacionalmente, inclusive do canto lírico, com a OSBM. 

Durante o ano de 2009, dois momentos foram muito marcantes e emocionantes para a OSBM e merecem destaque: a apresentação com o maestro Isaac Karabtchevsky significou a consagração da orquestra. Cerca de seis mil pessoas compareceram ao evento, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. O Outro momento foi o concerto da OSBM na inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A OSBM se apresentou, sob a regência de Vantoil de Souza Júnior e Guilherme Bernstein, com a cantora Simone e com o coral da Fundação Bradesco. 

Em 2010 a OSBM iniciou a 2ª temporada de concertos no Sesc de Barra Mansa com a participação de solistas internacionais como Lindsay Garritson (vencedora do Concurso da Associação Norte-americana de Professores de Piano em 2009), o violoncelista Eliah Sakakushev, entre outros.

            Como funciona o projeto:

Hoje a iniciação musical começa com os alunos no pré-escolar e vai até o quinto ano do Ensino Fundamental. Do sexto ano ao nono as aulas de música estão inseridas na disciplina Arte. As aulas de prática instrumental são realizadas nos diversos pólos espalhados pelas escolas da cidade, possibilitando ao aluno o acesso a todos os tipos de instrumento que compõem as bandas e orquestras do projeto. Além disso, todos os alunos podem chegar ao curso superior de Música, por meio de um convênio firmado entre o projeto e a universidade local.

Com sede no Parque da Cidade, o Projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura, transformou as instituições públicas de ensino fundamental de Barra Mansa em sub-sedes voltadas para o aprendizado musical. Os alunos são introduzidos na música por uma equipe de profissionais qualificados sem sair do ambiente educacional. 

Voltadas para as crianças e adolescentes, as aulas de música cumprem um papel educativo e social. Além de contribuir para a formação cultural das crianças e adolescentes, diminui seu tempo ocioso e os prepara para que sejam cidadãos conscientes. 

Divididos em pólos – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, fagote, clarineta e saxofone),metais (trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba) e percussão (tímpano, vibrafone, xilofone, marimba, glockenspiel, caixa, bombo, bateria e percussão auxiliar) –, o projeto também conta com grupos de câmera: quartetos e quintetos. 

Os principais conjuntos formados pelo projeto são:

ORQUESTRA SINFÔNICA
ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL
BANDA SINFÔNICA 
BANDA SINFÔNICA INFANTO-JUVENIL
ORQUESTRA DE METAIS
DRUM-LATAS
ORQUESTRA DE JAZZ

Outra atração do projeto é o Coral. São as vozes dos alunos percorrendo os mais diversos pontos da cidade, levando boa música para a comunidade.

            Os alunos participam de três aulas e dois ensaios semanais nos diversos grupos. Tanta dedicação e investimento têm feito com que esses jovens de Barra Mansa sejam premiados a cada concurso de que participam. Com destaque para o “Prêmio Cultura Nota 10”, que anualmente é concedido a 21 instituições pela FUNARJ (Fundação de Artes do Rio de Janeiro), em razão do trabalho de incentivo à cultura.
Fale Conosco
End.: Av. Prefeito João Chiesse Filho, 312
Parque da Cidade - Barra Mansa - RJ 
Tel: 24 3323.8509 

contato@musicanasescolas.com